BATAGUASSU| Prefeitura investe em saúde preventiva e adquire escovódromo para atendimento de alunos no PSE

 

Fiip1z4pC8huk7A3Odny1o0kC6Gb2x_6uCmvvOxFPhuINmYBMCuQGL4IlUVGnADwvwEJbKjR8lfNA6YXI_0Svk-le9oon2yAos__nGFx_wD2QME1owZjF1NtFkG8nD2ycuxhxUG0XFeoBgczALuupLQ

 

Com o objetivo de promover ações de sensibilização e educação em saúde bucal, a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu este mês um escovódromo portátil e seis fantoches de pelúcia para auxílio de dentistas e odontólogos durante os atendimentos desenvolvidos pelo Programa Saúde na Escola (PSE).

 

Na quinta-feira, dia 19 de abril, os alunos da Escola de Educação Especial “Professor José Domingos Chionha”, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Bataguassu participaram de um atendimento de escovação supervisionada feito por um dentista e auxiliares de saúde bucal da unidade de saúde do bairro Jardim Acapulco.

 

Durante a ação, os alunos receberam demonstrações de como realizar uma boa higiene bucal, trabalho com flúor e ainda receberam uma escova de dente cada.

 

Com os fantoches, por meio da linguagem lúdica, as crianças têm sua atenção voltada para a forma correta de usar escova, pasta e uso do fio dental. Uma fantasia de dente gigante também foi adquirida para incentivar a prática da escovação dental entre os alunos.

 

Xct0wuzUvYeoCvXWsyqj4WHbLNB2WhaHOZXoSSCoWZd2YWFuecfFlbfnZYUFy6VWTmJhFQydfR8IjAbHNxWh5XiV2Tq44EsP-hF4zshKOc8Oq3WWeikfZXykMRhwsK-p8nqwvCuETATUjox81oH4YjU

 

A secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso destaca que os investimentos realizados pela administração municipal como a aquisição do escovódromo e demais utensílios tem o objetivo de auxiliar o trabalho dos profissionais da saúde local.

 

No que se refere ao Programa Saúde na Escola, Maria Angélica observa a necessidade de se promover a sensibilização e queda no índice de doenças relacionadas à boca. “A ideia é que as crianças adquiram o hábito saudável da escovação e da higiene bucal, tornando-se auto-suficientes neste aspecto, reduzindo, desta forma, problemas relacionados à saúde bucal”, conclui. 

SAÚDE NA ESCOLA 

 

Criado em 2007 pelo governo federal, o PSE surgiu como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo de promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

 

A iniciativa prevê ações para acompanhar as condições de saúde dos estudantes por meio de avaliações e orientação, fortalecendo o enfrentamento das vulnerabilidades que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar.

 

Em Bataguassu, são pactuados pelo programa os Centros de Educação Infantil (CEI) Vovó Diva, Pura Pagani, Ana Maria Berro, no Distrito de Nova Porto XV; Ceinf Prefeito Ênio Martins; as escolas municipais Marechal Rondon, Pedro Domingues de Figueiredo (Nova Porto XV) e Professora Maria da Conceição (Assentamento Santa Clara), escola estadual “Manoel da Costa Lima”, além de instituições como a Apae.

 

O trabalho consiste na abordagem de 12 ações, entre elas, o tema saúde bucal.

 

2_8Nf0yU6rWKXdtM2QMlbpQ3o2Xvdh5dUZORm81eGW6AWiOvkzE0mwl_3pvtCUBbAE86HC-OayVQhe6ysu95A_fu_McZhTR02F0rEe8aHDeuZF5WkpZ3qAJ-wPbdojii6PWAzfDSXv1GHbhbK6Qq97I

CRDMH9sBIhiG-vysemFw69ofzAhFV4YooBDJOHbPEMjSyNpr17mt8HzrHVJJ3XrnjcF7f8hneJOM2MiCjGggaBVOj09c3BmGE67DYELGaxsXNEdvJRoP2YWDxNOHHNKrjchTbAV_TNLmx0nLSvGkBPY

 

 

 

Chuchu: veja 4 benefícios do alimento para a saúde

 

 

Descubra a história e os benefícios do chuchu, um alimento subestimado com grande potencial na culinária e na saúde

Por Giovana

Em 15/04/2024 às 15:55

2 minutos de leitura

O chuchu, muitas vezes subestimado na culinária, revela-se um alimento saudável e versátil, com um sabor que pode surpreender quando preparado corretamente. Mais do que um simples legume, é considerado um fruto e possui uma história rica em culturas, tendo suas origens no México, onde era valorizado pelos astecas e consumido de diversas formas, inclusive como planta medicinal.

Além de seu valor histórico, o chuchu destaca-se por sua versatilidade e benefícios à saúde, sendo uma opção econômica e de fácil cultivo. Presente em diversas regiões do mundo, sua composição nutricional varia de acordo com fatores como clima, região e método de cultivo, oferecendo uma importante fonte de nutrientes em suas diversas partes, desde os frutos maduros até as folhas jovens e raízes tuberosas.

Considerado um item básico na alimentação em países como o México e a América Central, o chuchu é valorizado por sua contribuição nutricional e seu papel na culinária tradicional. Com características semelhantes a outros membros da família das cucurbitáceas, como pepino e abóbora, sua variedade de tipos e formas reflete as influências do clima e solo em sua composição.

4 benefícios do chuchu para a sua saúde:

Digestão e intestino: O chuchu, de sabor suave e leve, facilita a digestão e auxilia no funcionamento do intestino devido ao seu teor de água e fibras, promovendo a motilidade intestinal e tendo efeito diurético e hidratante.

Saúde renal: Rico em potássio, o consumo de chuchu beneficia a saúde dos rins, favorecendo suas funções, como a filtragem de nutrientes, e prevenindo problemas como pedras ou cálculos renais.

Controle da pressão arterial: O chuchu, também por ser rico em potássio, contribui para regular a pressão arterial, equilibrando os efeitos do sódio no organismo.

Reforço da imunidade: Além disso, o chuchu atua como anti-inflamatório e fortalece a imunidade, graças à presença de vitamina C e zinco em sua composição.

informações são do portal Viva Bem, do UOL.

Secretaria de Estado de Saúde realiza ações no Dia Nacional da Saúde Bucal e do Dentista

Ações em hospital e centro escolar distribuíram kits de higiene bucal e promoveram palestras informativas para públicos de diversas idades

Por Melina Marcelino (SESPA)

25/10/2023 13h20

Qv-Mhox8qK6JiYAw7h_pHfPb5_yDYpT0auF9m9SIvmYGZs9ax62gZS0xdfMRpF2YUFxlVaomaesWhyTGG9izQb97gVD_--gz4e5Pdpyrq_vMTJjRE1--d0zjd0aN-_B7tsOU6MA-fiX9_H2zGOHy9pQ

Foto: Ascom / Sespa

Em celebração ao Dia Nacional da Saúde Bucal e do Dentista, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) organizou duas ações: uma no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), com intuito de conscientizar pacientes sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal mesmo durante internações hospitalares e outra no Centro de Referência em Educação Infantil Professor Orlando Bitar, com objetivo de conscientizar crianças sobre cuidados com a saúde bucal.

As iniciativas envolveram a distribuição de kits de higiene bucal e palestras informativas e buscaram destacar a relevância da odontologia hospitalar, uma especialidade reconhecida recentemente e da higiene bucal infantil.

A dentista técnica Adriana Vasconcelos, da Coordenação Estadual de Saúde Bucal, destacou que a programação não se limitou ao Hospital Galileu, alcançando diversos locais como usinas, escolas e outras unidades hospitalares. "Hoje é o Dia do Dentista, e nossa ação ocorreu na recepção e leitos da unidade. Além de distribuir kits de higiene bucal, oferecemos palestras informativas sobre a correta escovação, a escolha de escovas dentais adequadas, a importância de escovar pelo menos três vezes ao dia e o uso do fio dental", explicou.

Dentista, Adriana Vasconcelos, da Coordenação Estadual de Saúde Bucal em trabalho de sensibilização

Dentista, Adriana Vasconcelos, da Coordenação Estadual de Saúde Bucal em trabalho de sensibilização

Foto: Ascom / Sespa

Ação no Hospital Galileu

Durante o evento no HPEG, a equipe de profissionais também ressaltou o papel da saúde bucal na detecção precoce de diversas doenças. "A saúde bucal desempenha um papel fundamental no diagnóstico de doenças como leucemia, AIDS, sífilis e até mesmo câncer de boca, que é silencioso, mas extremamente agressivo. É essencial para a nossa comunidade entender que a odontologia vai além dos dentes e gengivas, podendo ser um indicativo de problemas de saúde mais amplos", acrescentou Adriana.

A ação no HPEG atraiu a atenção de diversos pacientes e acompanhantes, como Maylane Furtado Dias, de 28 anos, moradora de Ananindeua que estava acompanhando sua avó, Joana Furtado, no hospital. Ela elogiou a iniciativa, enfatizando a importância da conscientização.

"Acho importante, é sempre bom conscientizar as pessoas, tem gente que não sabe. Na escola há visitas de dentista, mas e quando essa pessoa não aprendeu? Às vezes, escova errado, e a escovação evita doenças e mostra outras doenças que não estão relacionadas ao dente. Achei muito importante, espero que alcance mais pessoas. A gente não dá importância de ir ao dentista, só quando está com dor, não vê que pode ser uma prevenção”, comentou a acompanhante.

Para a coordenadora de Humanização do Galileu, Anne Segóvia, é muito relevante levar a odontologia para o ambiente hospitalar. "Essa ação visa mostrar que a saúde bucal é um aspecto fundamental da saúde geral e que o paciente, mesmo internado, precisa de atenção odontológica. Isso não apenas reduz as chances de infecções bucais, mas também contribui para um diagnóstico mais precoce de doenças. Além disso, reforça o reconhecimento recente da odontologia hospitalar como uma especialidade odontológica crucial”, avaliou.

Ywj6OCVR9_s6Yeddy-k2LJ4pJiSydGRNu9k4vFAT7IfIqbk8CPp-LqeZI8LF9fifb1X_HX4DfdscOiEW-wYu0o7N4tgDpi-ATLN99G0z9BMul3j_A2qJSqU9aaJgnPWEuSPmyhHimOLpSTBR_W9xvGg

Foto: Ascom / Sespa

Programação na Creche Orlando Bitar

No Orlando Bitar, a programação foi acompanhada por diversas crianças, que além de receberem a visita de bonecos fantasiados que faziam alusão à saúde bucal, foram realizadas escovações guiadas, muitas brincadeiras, distribuição de kits de higiene bucal, entre outras atividades durante a manhã.

Adriana Vasconcelos falou sobre a ação na creche: “A saúde começa pela boca. É importantíssimo prevenir e cuidar. Se a gente previne, a gente evita que o paciente faça procedimentos complexos na boca e dentes. Uma criança com dor de dente não consegue ter atenção na escola, não dorme direito, entre outros efeitos negativos na vida dela”, declarou.

oNu8lRrXFPfFJTZJUbuLfJe5dC__Kv2RKehBRB-KWbr0K_rmc1hUWptqcejZL9ZNZxjNVa5ZIGel2hNa1-n2SrIhjku-wqVTUv8Lbfz70WB--9PTLLk33KpZ9AplTZgH9enPOfogctDtS5LISG9NpaE

Foto: Ascom / Sespa

Cuidados essenciais com a saúde bucal

●     Escovação: Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia e use uma escova de cerdas macias para evitar danos às gengivas.

●     Técnica: Faça movimentos circulares suaves, escove todos os lados dos dentes e escove a língua com movimentos de varredura.

●     Fio dental: Use fio dental diariamente para remover partículas de alimentos e placa entre os dentes e prevenir cáries e doenças gengivais.

●     Visitas ao dentista: Consulte um dentista a cada seis meses para check-ups e limpezas regulares e faça exames dentários de rotina para detectar problemas precocemente.

●     Alimentação saudável: Reduza o consumo de açúcar e alimentos ácidos, que podem causar cáries, e consuma alimentos ricos em cálcio, como leite e queijo, para fortalecer os dentes.

●     Evite o tabagismo: O tabagismo pode causar doenças gengivais, mau hálito e manchas nos dentes.

●     Hidratação: Beba água regularmente para manter a boca úmida e reduzir o risco de cáries.

Texto da Ascom Hospital Galileu e Edilson Teixeira (Ascom / Sespa)

Entrega de kits de higiene bucal

GBsf0R9LoWEB-qFTfhSCPGallmvcWndALMYdtw5y8VArXh2hJc2pca8rbJylXfJCmcaPS26CtBfTrc81NaxM4vJ6uvyOGgZo2NNYTgvUDvfRYOLmBUjKP1ZRz62Y2hWPiDiUhhyUHz7mJ7hATxL14mw

A Prefeitura de Nova Canaã Paulista, em uma ação conjunta entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde, realizou a entrega de kits de higiene bucal para os alunos da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa visa promover a Saúde Bucal e conscientizar as crianças sobre a importância dos cuidados dentários. O kit é composto por: Escova, Pasta dental e Fio dental, além de outros componentes que serão entregues durante o tratamento dentário das crianças com a dentista, motivando-as a manterem sempre a saúde bucal em dia, além de incentivá-las a frequentarem o consultório odontológico, perdendo o medo.